3 de setembro de 2011

Quem eram os Barbaros ?

A verdadeira origem da palavra “bárbaro” possui um significado diferente do atual. Esse termo foi utilizado durante o Império Romano que teve seu fim, pelos anos 400, 500. Tal expressão foi utilizada pelos romanos para designar os povos que não falavam latim, lingua oficial do Império, e povos que não faziam parte do Império Romano.
O significado ao pé da letra seria “aquele que balbucia”, ou seja, os Romanos não entendiam o que esses povos falavam, não compreendiam sua lingua, assim como a gente não compreende nada de Alemão, Russo, Chines, completamente diferente da nossa lingua nativa, aquele Blá Blá Blá, enfim, que não fala o LATIN
  

Resumidamente, bárbaros eram os povos não romanos e ditos não civilizados, que viviam fora das terras romanas. Vale lembrar também que tal termo também era usado pelos gregos com, basicamente, o mesmo significado. Porm os Romanos deram a conotação e a fama, da palavra que temos nos dias atuais.
 
Os romanos durante o século IV passaram lutando contra as invasões dos ditos povos bárbaros e contra a decadência do seu império. Dentre umas das estratégias eram tentar alianças com tais povos, principalmente os germânicos, que eram fixados ao império como soldados, trabalhadores rurais, colonos, etc. Entretanto nem todos aceitavam a aliança e travavam violentas batalhas contra os romanos.

As migrações bárbaras (ou invasões, como dizem uns por ai) ocorreram num mesmo período que outras invasões à Europa ocorriam, o que gerou grandes números de mortos e um processo de decrescimento demográfico. A influência do Império Romano e de suas cidades foram diminuindo e um êxodo urbano se iniciou na Europa, que durante seu apogeu levou a formação da sociedade feudal. Como o modo de produção feudal foi se consolidando tivemos a passagem da Idade Antiga para a Idade Média; período que perdurou por quase 1000 anos.

 Isso tudo no continente Europeu, no Ocidente, que nos moramos e conhecemos o que nos foi contado.

E tambem devem ter existido varios outros povos que se acabaram ou foram incorporados pelo novo sistema feudal que se implantava no continente, sob grande influência e domino da Igreja Catolica.



Os principais povos bárbaros que contribuíram para a destruição do Império Romano do Ocidente, e ajudaram a construir a Europa e mantiveram sua cultura, e se adaptaram ao novo sistema foram:


- Alanos: Nativos do nordeste do Cáucaso, entre os séculos IV e V ocuparam a região da Hispânica e o norte da África;
- Anglos e Saxões: penetraram e instalaram-se no território da atual Inglaterra;
- Burgúndios: impuseram-se no sudoeste da França;
- Francos: estabeleceram-se na região da atual França e constituíram o Reino Franco;
- Lombardos: invadiram a região norte da Península Itálica;
- Ostrogodos: arrastaram-se para região da atual Itália;
- Saxões: Oriundos do norte da atual Alemanha e leste da Holanda. Colonizaram as Ilhas Britânicas no século V;
- Suevos: invadiram e residiram a Península Ibérica;
- Vândalos: colonizaram o norte da África e na Península Ibérica;
- Visigodos: alojaram-se na região da Gália, Itália e Península Ibérica;

tabernadoguerreiro
wikipedia.org 

Um comentário:

  1. Anônimo08:39:00

    Bom meu brother, pelo que vi você retirou isso do meu blog e comentou lá, então não custa nada seguir a gnt lá né xD
    abraços

    ResponderExcluir

Comente, aqui você fala o que pensa,
não moderamos suas idéias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...